Pular para o conteúdo principal
ORIENTE DE PALMARES EM FESTA: LOJA FRATERNIDADE PALMARENSE COMEMORA SEUS 90 ANOS DE FUNDAÇÃO.

       Nesta segunda-feira, dia 13 de maio, foi um dia de várias datas comemorativas, como por exemplo: abolição dos escravos, dia de Nossa Senhora de Fátima, além de ter sido especial para a Loja Simbólica Fraternidade Palmarense nº 01, do Oriente de Palmares-PE, filiada à Grande Loja Maçônica de Pernambuco, onde completou 90 (noventa) anos de existência e trabalho ininterrupto.

     Dando continuidade ao calendário de atividades comemorativas em alusão às Bodas de Álamo, houve o hasteamento do Pavilhão Nacional, na sede da Loja, com presença de irmãos do quadro, em especial, do irmão José Henrique da Cunha Pedrosa, Maçom mais antigo em atividade na Loja (Iniciado em 1964), alunos do Colégio Dimensão e da Escola Estadual Fraternidade Palmarense (nome referencial a Loja Simbólica aniversariante, vez que esta fundou aquela escola e a custeou durante anos); o que é uma cerimônia obrigatória para nós maçons, mas o evento parecia tão cercado de alegria que todos pareciam esquecer o sol que desaparecia e a chuva que ameaçava cair.

       Em seguida, houve um café da manhã no Recanto Maçônico Orlando Soares Botelho e mostra de cultura, artes plásticas (exposição de quadros, ateliê móvel, serigrafia, escultura em barro, pelo Instituto de Belas Artes Vale do Una, do Irmão Paulo Profeta, apresentação literária com a entonação de contos, poemas e poesias, pelo irmão Célio Queiroz, e ainda, houve apresentação do sexteto da Banda da Polícia Militar de Pernambuco, com presença dos Irmãos Antônio de Castro e Ivaldir do Espírito Santo e a participação especial da Tenor Josy da Orquestra de Caruaru.

     Às 11h, o Venerável Mestre Richard Michael, acompanhado de uma comitiva de Irmãos da Loja Fraternidade Palmarense e de Lojas coirmãs, participaram do Programa Falando Sério da Rádio Cultura dos Palmares (1450 AM), no intuito de aproximar a sociedade da Maçonaria, destacando as atividades realizadas ao longo desses 90 (noventa) anos, com a representação da GLMPE, através do Irmão Marcos Cabral. À noite, houve inauguração das salas administrativas da Loja, incluindo gabinetes para as Acácias e da Ordem DeMolay.

     Em seguida, em Sessão Magna realizada pela Grande Loja Maçônica de Pernambuco, os presentes participaram de palestra pelo Historiador Prof. Dr. George Félix Cabral de Souza, sobre a importância de Mário Melo para a Maçonaria e a História de Pernambuco. Na oportunidade, foram entregues medalhas e diplomas de reconhecimento e mérito maçônico à autoridades maçônicas, ex-Veneráveis da Fraternidade Palmarense nº 01, e, principalmente, a própria Loja Maçônica, com descerramento de placa comemorativa, de preito de gratidão e a outorga do título de FIDELÍSSIMA. O título em comento é justificado nos considerandos do DECRETO nº 015-2019/2021, em síntese, por ter sido a única Loja Maçônica fundadora da Grande Loja Maçônica de Pernambuco a permanecer, ininterruptamente, filiada a essa potência desde a sua fundação, desta forma, passa a ser denominada AUGUSTA, RESPEITÁVEL, GRANDE, BENEMÉRITA, CINQUENTENÁRIA E FIDELÍSSIMA LOJA SIMBÓLICA FRATERNIDADE PALMARENSE Nº 1.

    E, como não podia faltar, tivemos aquele Ágape bem especial, bem ao estilo da Fraternidade Palmarense onde todos puderam externar sua alegria, felicidade, o amor uns pelos outros, com o corte do bolo das bodas de Álamo e a entonação do agradabilíssimo PARABÉNS a Fraternidade Palmarense nº 1. Foi sem dúvida um dia muito especial. O Sereníssimo Grão-Mestre João Ângelo Muniz esteve participando deste grande momento da história da Loja Fraternidade Palmarense, acompanhado por uma comitiva da Grande Loja, e registrou sua alegria em presenciar uma maçonaria cada vez mais forte e pujante.



































OZÉIAS CAETANO DA SILVA
Assessor de Comunicação Social da GLMPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  GRANDE LOJA MAÇÔNICA DE PERNAMBUCO REALIZA ENCONTRO DE VENERÁVEIS MESTRES DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE Neste dia 11 de fevereiro (Segunda-feira, a noite), o Sereníssimo Grão Mestre João Ângelo Muniz presidiu uma Sessão Especial da Grande Loja Maçônica de Pernambuco com a finalidade de realizar o 1º Encontro de Veneráveis Mestres da Região Metropolitana de Recife. O evento contou com um expressivo número de irmãos que se fizeram presentes, que demonstraram muito entusiasmo com esse novo momento histórico que a Grande Loja está vivenciado. O evento foi realizado na sede da Grande Loja, localizada na Rua da Aurora, Centro da capital pernambucana. Neste encontro, o estimado irmão Dr. Aurélio Molina (Ph.D. pela Universidade Of Leeds, Inglaterra, Professor da Universidade de Pernambuco, Membro da Academia Pernambucana de Ciências e Membro da Academia Pernambucana de Medicina) proferiu uma palestra com o tema: Maçonaria e Espiritualidade: uma abordagem científica. Na ocasião, o
Sereníssimo Grão-Mestre ladeado pelos irmãos presentes  GRANDE LOJA CELEBRA SESSÃO MAGNA DE EQUINÓCIO DE OUTONO NO ORIENTE DE PALMARES Com um expressivo número de irmãos, cunhadas e convidados presentes na Loja Maçônica Fraternidade Palmarense nº 01, do Oriente de Palmares-PE,  foi realizada a Sessão Magna de Equinócio de Outono no dia 21 de março do corrente ano. Este evento foi o primeiro de uma série que marcará o aniversário de 90 anos da Loja Primaz, que foi fundadora da Grande Loja Maçônica de Pernambuco. Irmãos de diversos Orientes se fizeram presente na cerimônia que foi presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre João Ângelo Muniz que estava acompanhado de uma comitiva de 10 obreiros da GLMPE, sendo 7 do Oriente de Recife e 3 do Oriente de Caruaru. "O Equinócio é um fenômeno astrológico definido como o instante em que o Sol em sua órbita aparente cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste) em sua marcha do sul para o
CRESCIMENTO DA GRANDE LOJA: LOJA FRATERNIDADE BARREIRENSE REGULARIZADA E REINTEGRADA.      Após passar um grande período distante da GLMPE. Em fevereiro, deste corrente ano, em Reunião Administrativa no Forte Santo Inácio de Loyola, os irmãos pertencente ao quadro da Loja Fraternidade Barreirense, por unanimidade, decidiram por solicitar mudança para a Grande Loja Maçônica de Pernambuco, a qual encontrou na pessoa do Sereníssimo Grão-Mestre João Ângelo Muniz um Luzeiro, pois o mesmo vinha lutando durante um bom tempo para fazer os anseios dos Irmãos da Loja virarem realidade. O retorno da Fraternidade Barreirense ao Seio de sua Mãe a Grande Loja Maçônica de Pernambuco. "Torna-se algo memorável com o foi na noite do dia treze de Maio, uma das melhores Sessões que participamos, o Sereníssimo  fez questão de demonstrar seu profundo respeito a Fraternidade Barreirense, fazendo ser lido o decreto naquela  Loja (Fraternidade Palmarense nº 1) que fora um dia parte do Triangulo que